Viajando com a bagagem de mão

Você já pensou em viajar apenas com a bagagem de mão ? Já está sabendo as novas regras sobre as bagagens ? Vou falar um pouquinho sobre isso para você.

Antes o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque, porém, agora o controle passará a ser feito antes de entrar para a área de embarque, um pouco antes de ser feita a leitura óptica do cartão de embarque.

Ainda está sendo feito apenas um controle, usando um gabarito com o tamanho exato que deve ter a sua bagagem de mão, assim os passageiros já vão se adaptando com as novas regras para que não tenham problemas no futuro.

O passageiro cuja mala não estiver nos padrões adequados precisará voltar a área de Check-in  e despachar a mala.

Se você é como eu que ainda não consegue viajar com uma mala pequena e muito menos levar apenas bagagem de mão, vale  a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle, para tentar ir se adaptando e quem sabe conseguir viajar apenas com mala de mão, esse é um objetivo que ainda não consegui alcançar em minhas viagens, quem sabe essa não é a hora? hehe  Se voltar a gratuidade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

Quais são as medidas da mala de mão ?

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Estas medidas são diferentes em relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas ‘européias’ não cabem no gabarito brasileiro, então é preciso viajar com a mala menor nos padrões daqui para que não haja problemas no momento de fazer o check-in.

 

Qual o peso da mala ?

Na teoria o limite é de 10 kg para ser carregado a bordo por pessoa, ou seja, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais. Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será). Sempre viajei com uma mochila, onde carrego meus itens mais valiosos e meus itens pessoais e ela nunca foi pesada em nenhuma viagem que fiz.

Onde vão as bolsas e mochilas ?

É permitido  levar a bordo também uma bolsa ou mochila pequena, então para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas nos orientam a colocar esses itens pequenos embaixo do assento à frente do nosso banco. Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente. Então para evitar transtornos já coloque embaixo do banco da frente assim que você se sentar.

Então se você está com viagem marcada para os próximos dias ou meses já vai pensando na mala de mão e na possibilidade de viajar apenas com ela, a praticidade na viagem é bem maior quando não é preciso despachar a mala e depois pegá-la na esteira no seu destino final. Ainda conseguirei fazer isso em uma próxima viagem. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: