Como tirar o passaporte

Está pensando em fazer sua primeira viagem internacional e ainda não tirou o passaporte ? Podemos te ajudar, tirar o passaporte é simples e não tem muitos gastos. Se a sua viagem é para algum país da América do Sul pode ficar despreocupado que é possível viajar apenas com o RG, você não precisa de passaporte para ir conhecer os seguintes países: Argentina. Paraguai, Uruguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e  Venezuela. O RG precisa estar em bom estado e você tem de estar reconhecível na foto. É recomendável que o documento não seja muito antigo, ou seja, deve ter no máximo 10 anos desde sua emissão. 
Outra coisa importante é que se seu voo faz conexão em algum país que exija passaporte, como Panamá, por exemplo, ele será pedido no momento do embarque ainda aqui no Brasil. Ou seja, só use o RG em voos diretos.
 Mas se está planejando ir para qualquer outro país diferente destes citados aqui, você vai sim precisar de tirar o seu passaporte.
images

O passaporte é emitido pela Policia Federal no Brasil e o prazo de emissão varia de acordo com o local de atendimento ao público. Em muitas cidades, o agendamento é feito pela internet, o que facilita bastante. Aqui em São Paulo tem vários postos de atendimento da Polícia Federal onde é possível tirar o passaporte, mas é preciso agendar e as vezes o agendamento é para o próximo mês e você pode não conseguir uma data antes do seu vôo, então programe-se para tirar o documento com bastante antecedência da data da viagem.

1º passo

O primeiro passo é reunir todos os documentos necessário para emitir o passaporte , no siteda Polícia Federalvocê encontra a lista de todos os documentos para dar entrada no seu pedido do passaporte e agendar a sua visita para entrega dos documentos e emissão do passaporte.

2ºpasso

Preencha a solicitação no site da Polícia federal, o formulário é bastante simples de ser preenchido. São quatro telas com dados pessoais, documentos e dados complementares(profissão,e-mail e endereço). Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

images (1)

3º Passo

Pagamento da taxa de emissão,  é cobrado um valor em dólar , que varia de um ano para o outro. Somente após o pagamento dessa guia de recolhimento que é possível fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Geralmente o sitema libera para agendamento no dia seguinte ao pagamento, quando ocorre a compensação bancária.

images

4º passo

Agendar a data de atendimento, no site da Polícia Federal em agendamento de atendimento , caso esteja solicitando para mais de uma pessoa pode agendar todos de uma vez. Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.

5º passo

Compareça ao posto da policia Federal que você fez o agendamento na data e hora marcada e leve com você os documentos necessários e também o comprovante de pagamento da GRU. Importante: não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco. O atendimento costuma ser bem rápido. Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais e para que tirem sua foto. Depois é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega.

6º Passo

Retire seu passaporte na data agendada. Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada. A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: