O Bairro Pinheiros fica bem próximo a Vila Madalena , nele também encontramos muitas coisas legais para fazer. Nossa primeira parada foi no Escadão da Alves Guimarães, hoje conhecido como Escadaria das Bailarinas, o motivo é a intervenção do grafiteiro Kobra, que junho de 2018 desenhou seis bailarinas nos degraus e nos muros do espaço, em Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo.
A escolha do local surgiu após o artista percorrer diversos locais da capital. “É a primeira vez que eu pinto uma escadaria. Ela é muito bonita, charmosa, tem uma área verde incrível, mas, obviamente, precisava ser recuperada”, contou ele. A ação não só envolveu o grafite, mas também a reforma. O custo foi arcado por uma parceria com a empresa Bonafont, pela qual o artista participou de um projeto comercial em troca do patrocínio. Deveria ser pintado apenas os degraus da escada, mas, durante o trabalho, moradores cederam seus muros para integrar a ação, no centro da escadaria, está o retrato da bailarina Mel Reis, de 33 anos, que em 2014 teve uma das pernas amputadas e, por isso, utiliza perna mecânica com uma sapatilha de ponta para dançar.
Bem ali pertinho fica a Feirinha da praça Benedito Calixto que existe desde 1987, e acontece todos os sábados das 9 as 19hs e conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação. vale dar uma passadinha por lá e conferir tudo que está sendo vendido por lá.
Outro lugar que merece uma visita é o Mercado Municipal de Pinheiros , atualmente ele possui 39 boxes , divididos em empórios , mercearia, frios, laticínios, charutaria, quitanda, açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Um dos lugares mais procurados é o restaurante Mocotó Café do Chef Rodrigo Oliveira que é especializado na culinária nordestina e o carro chefe da casa são os dadinhos de Tapioca. A volta do mercado tem um deck de madeira com mesinhas para as pessoas sentarem e apreciar as delicias do mercado.
E para quem gosta de arte O Instituto Tomiotake é um ótimo lugar para visitar e fica bem pertinho do Mercado a poucos minutinhos a pé. Inaugurado em 2001 exibe exposições focadas nos últimos 60 anos do cenário artístico , algumas pagas e outras gratuitas. Lá dentro tem uma livraria e um restaurante, o Santinho ITO, foi inaugurado em 2011 e marcou a volta da Chef Morena Leite, sua culinária é a brasileira contemporânea e funciona apenas no horário de almoço, custa de terça a sexta R$58 e Sábados, domingos e feriados R$86. A tarde e a noite o restaurante é utilizado para aulas de culinária.
Outro lugar super legal e pouco conhecido pelos turistas é o Beco do Aprendiz, fica bem próximo ao Beco do Batman e tem também muitos grafites lindos para tirar várias fotos. O Beco fica um pouco escondido, mas é de fácil acesso e fica bem vazio se comparado ao Beco do Batman, é um lugar que com certeza merece a visita.
Esse é um passeio que vale a pena para conhecer um pouquinho mais dessa cidade que é tão diferente e nos proporciona enorme diversidade e entretenimento.
Deixe um comentário